https://depoucoempouco.blogspot.com/2021/11/textos.html

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Marilyn, sua linda!




Esperei uma vida inteira para ler sobre Marilyn Monroe. Sim, esperei. Não quis ler qualquer coisa. Não quis entrar nas historietas sobre o mito. Esperei para encontrar, assim, meio que ao acaso com a loira, num encontrão destes do dia-a-dia. Agora, em 2020, encontrei dois livros que me aproximaram dela e daquelas tardes de Sessão da Tarde em que passavam filmes dela, e em particular, O Pecado mora ao lado.
A mulher linda, a atriz talentosa, a atriz que atrasava todo um set de filmagem e deixava todos loucos existiu.  Sim, Marilyn era isso mesmo. Mas não por glamour ou por sentir-se melhor que os outros. Marilyn era assim por insegurança, por querer fazer o melhor, por exigir de si. Nesse desejo os atropelos da vida.
A linda Marilyn era insegura. Bipolar nas patologias de hoje. Ela não nasceu linda, nem talentosa, nem insegura. Sua trajetória de vida a fez assim. Viveu sem conhecer quem era o pai e isso ela buscou compensar durante sua vida. Para a psiquiatria e psicologia da época isso era significativo na vida de uma pessoa. Também viveu em orfanatos e casas de outras pessoas, não tendo aquele tradicional lar fixo, pois sua mãe tinha transtornos sérios e isso também a marcou, vivendo com medo de ter os mesmos problemas da mãe.
Marilyn foi projeto de Grace uma amiga de sua mãe, Gladys, que trabalhava numa agência de cinema e que projetou nela a ideia de ser uma atriz, loira nos moldes da atriz Jean Harlow, loira. Assim cresceu Norma Jeane. Envergonhada por não terminar os estudos, passou a vida sempre buscando se aprimorar. 
Uma mulher livre. Dormia nua. Andava sem as roupas íntimas (sempre adorei isso). Prostituiu-se para comer, mas não prostituiu-se para viver, crescer, melhorar. Tocou a vida. Viveu sua sexualidade como mulher. Marilyn tinha um plano traçado e entre 1952 e 1962 entregou-se a seu sonho.
Em sua biografia não se tem indicações de aspereza com os outros. Em frente às câmeras era Marilyn, quando em 1956 passou a distinguir-se na terceira pessoa. Passou entender sua importância. Passou a questionar-se eu ou ela? Nesse trajeto estava a mulher aprendendo com a profissão de atriz.
Significativo para mim, saber que ela gostava de animais. Gostava de crianças. Interessava-se pelos direitos civis. Respeitava e ajudava a todos. Ella Fitzgerald agradece a ela por lhe levar The Mocambo a casa de espetáculos mais famosa de Hollyhood em que não cantavam negros, e comprometer-se pessoalmente em assistir a todos os shows. Ella Fitzgerald era negra. Marilyn não era racista. Lia James Joyce, poesias e lia seus roteiros com criticidade. Estudou no Actors Studios, de Lee Strasberg que trouxe os conhecimentos de Stanislavski para os EUA. Tinha uma professora constante ao seu lado para lhe ajudar nas representações. Para ela tornou-se uma dependência.
Marilyn buscava sair da comédia, da qual era perfeita nos tempos e interpretação e queria  papeis de outro gênero como o drama. Um galgar de nível.
Como a maioria dos atores daquela época, anos 50 e 60, era usuária de drogas, que os mantivessem o mais ativo possível. Para ela, as drogas passaram a ser terapêuticas dado sua bipolaridade. Mas não foram as drogas em si que a prejudicaram, mas as pessoas de seu entorno. A loira tornou-se famosa e por mais que ela se afastasse dos dependentes afetivos e financeiros, não escapou a tempo. Uma relação doentia do psiquiatra e da governanta quisera amarrar aquela que agora estava se libertando dos medos, da insegurança e iria voar outros voos. No seu momento de nova felicidade, de novos objetivos, de novos projetos foi medicada erroneamente. Marilyn iria galgar seu degrau de atriz dramática, de profissional madura, de retorno a relação com Joe Dimaggio Jr., seu segundo marido. Mas seu psiquiatra já descartado por ela e sua governanta possessiva também já demitida não permitiram perder o quinhão da fama que ela lhes proveu.
Sua relação com John F. Kennedy, um dia apenas, foi apenas um encontro de dois célebres. Nada mais. 
As teorias conspiratórias incluindo Robert Kennedy, não passaram de fake news de extrema direita.
Em sua biografia entende-se Hollyhood, outros atores e atrizes, a sociedade estadunidense.
Marilyn é única, tanto em sua genialidade, como em sua beleza, como em suas dores. Assim como todos somos, únicos.

Esse livro dos Fragmentos escritos por Marilyn é complementar e significativo, pois revelam-na por si própria, sem brilhantismo ou idealizações. Mostram a Marilyn como era, como gostaria de ser, como sentia. De seu próprio punho. Os comentários e traduções respeitam e mostram a beleza dessa mulher. 

2 comentários: