https://depoucoempouco.blogspot.com/2021/11/textos.html

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Os Judeus e as Palavras

Em minha rede social no facebook tenho poucos amigos, colegas e conhecidos, o que faz dela um lugar tranquilo de pessoas especiais. Nela tenho acesso a informações preciosas da vida pessoal como de locais a visitar, fotografias, página a seguir e livros para ler. Os Judeus e as Palavras foi indicado por Gladir Cabral.
Para entender o processo desta resenha, primeiro li o livro, claro e depois, aleatoriamente pincei algumas citações para escrever.
Nesse livro escrito por judeus seculares, pai, romancista, e filha, historiadora, fugindo do senso comum no judaísmo Pai e Filho, Aluno e Professor, “Secularismo é uma compreensão diferente do homem no mundo, uma compreensão não religiosa”. (pag. 18. APUD. Yizhar Snilansky, in A coragem de ser Secular) e compreendem que a “Bíblia hebraica é uma magnífica criação humana. Unicamente humana. Nós a amamos e questionamos” (pag.18). Isso mesmo. A palavra os faz mais judeus do que a consanguinidade. Assim não se entendem “puros” na sua evolução, que por ser evolução é sempre um a partir do outro, tanto na cultura, na genética. Por isso estimam “a literatura ‘gentia’ e um bocado  que não nos agrada nas tradições judaicas. Muitas escrituras, inclusive a Bíblia com toda sua eloquência, ostentam opiniões que não podemos aprofundar e regras que não podemos obedecer. Todos os livros são falíveis” (Pag. 20). Isso mesmo, eles se entendem como formados e em formação a partir de outros povos, tanto na genética e mais na palavra.
Até aqui o livro já me encheu de felicidade.
Quando se chega ao capítulo 2-Mulheres Vocais as palavras se tornam mais doces. Sim, os autores dão voz às mulheres. E começam indicando que o Cântico dos Cânticos “Talvez seja de Salomão, mas de uma maneira diferente. Dedicado a Salomão. Escrito para Salomão” (pag.71). Não é maravilhoso! Com análise das frases hebraicas e algumas pequenas alterações eles sugerem que o erótico do livro de uma mulher se dirigindo a Salomão: “O Cântico dos Cânticos catarei para Salomão, o que flui suavemente para: Que ele me beije com os beijos de sua boca – pois teu amor é melhor do que o vinho”. (pag.72). Assim o erotismo do Cântico dos Cânticos saí de um louvor erótico a D’us e passa a ser um poema erótico entre seres humanos, em especial, escrito por uma mulher. E destacam mais mulheres, como os “Dois livros, Rute e Ester, recebem nomes de mulheres. O Cântico dos Cânticos, conforme sugerimos, pode ter sido narrado por uma mulher. As mulheres israelitas documentadas não são incontáveis, mas requerem contagem, e certamente contam” (pag. 83).
No capítulo 3 – Tempo e Temporalidade os autores, seculares, indicam que os judeus interessam-se pelo tempo desde tempos imemoriais, mas ressaltam “ Todas as civilizações são profundamente preocupadas com seu passado: é este, entre outras coisas, que faz com que sejam civilizações”(pag. 118). E como citei a pouco, da evolução ser um movimento a partir de outros, ao voltar indica que “... o passado judaico está fortemente entrelaçado com os passados de outros povos” (pag.120).
Bem, o livro forma uma leitura muito agradável sobre o judaísmo, inclusive esse termo judaísmo e sua conotação referente à religião. Também traz uma reflexão muito interessante sobre a criação do indivíduo único e todos serem únicos a ponto de se salvar uma vida significa salvar a todas, já que cada um é singular e representa um mundo inteiro.

Enfim, o livro é um olhar diferente pela vista de um ponto de judeus. Um bom complemento aos 1º livro judaico dos porquês e 2º livro judaico dos porquês

E muito legal, no final do livro tem um glossário com termos judaicos, como por exemplo: Kashrut: Listagem geral dos alimentos que podem ser consumido, em especial pratos que levam carne, e instruções para sua preparação. Ver Koscher. (pag.238)