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Quem estou me construindo

Sou natural de Criciúma. Licenciado em Educação Artística/ FUCRI (1985/1987). 

Professor do Ensino Médio (2º grau) de 1988 a 1995. 

Especialista em Arte Educação/UNIFACRI/FUCRI(1992/1993),  hoje UNESC, com a monografia Teatro experiência participativa para a formação cultural do cidadão, orientado pelo professor Alfredo Veiga. 

Especialista em ensino das Técnicas Teatrais: Formação do Ator/UDESC (1996/1997), com monografia a Ética para o ator em Stanislaviski e Brecht para o ator, orientado pelo Professor André Carreia. 

Mestre em Educação/UFSC(2002/2004), Linha formação de Educadores, com dissertação sobre Onde o Ator e o Professor se encontram: Como os professores planejam o Ensino de Teatro na Sala de aula Como o professor ensina teatro em sala de aula, orientado pela professor Diana de Carvalho e co-orientado pela professora Maria Isabel Leite.

À disposição na Secretaria de Estado da Educação do Estado de Santa Catarina desde de 1998, intervalo como professor de 1º a 8º série de dez/2004 a jan/2006. 

Trabalho atualmente na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina/SED.

O recheio deste sanduíche é repleto de ingredientes. Deles carrego um gosto agridoce: não tenho dom. Não nasci sendo isso ou aquilo. No me entorno convivi sempre com os que sabiam, eram, faziam com perfeição já no ventre. Nunca fui olhado com admiração, exceto claro pelos olhos maternos de uma mãe super protetora e de um pai esperançoso que o filho desse certo e que aliviou um pouco desse peso na sua angustiante contradição na vida. Com facilidade para isso ou para aquilo. Dificuldade paralisante superada com muito medo, receio, vergonha e cada passo dado uma tensão enorme sobre os ombros. O corpo enrijece como na morte. E ressuscita com as cicatrizes deixadas pelo medo.

Cada passo dado o jugo do erro. Cada passo dado, internamente jorram sangue, suor e lágrimas, transcritos em felicidade.

Do aprendizado mais fácil ao mais difícil.

Do sabor do amargo ao mais doce. 

Do produzido industrializado ao artesanal. 

Do fazer sofrer e ao sofrer.

Do alegrar e ao alegrar-se.

Do fazer ao deixar de fazer.

Da vida à morte e das mortes às vidas.

Vida, vida, vida. Morte, morte, morte.

Duas certezas: um dia começou e um dia acabará.

A segunda certeza: amo meus filhos.


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