https://depoucoempouco.blogspot.com/2021/11/textos.html

segunda-feira, 9 de março de 2009

O Ator e a Ética: uma introdução à proposta ética de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht para o ator


Esta monografia representa meu trabalho de conclusão do curso de “Especialização em Metodologia do Ensino das Técnicas Teatrais: A Formação do Ator", realizado pela UDESC no período de março de 1996 a outubro de 1997.
Analiso o pensamento de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht identificando seus pressupostos éticos para o ator e a partir disto propor uma reflexão sobre a conduta ética do o ator no final deste século.
Tendo a formação do ator como foco de estudo, percebi que na medida em que os pensadores de teatro propunham um detalhamento da técnica teatral, também delineavam proposições com valores de ordem moral.
Para tentar refletir sobre este tema me propus, inicialmente, pesquisar sobre ética e o ator de Florianópolis, utilizando como procedimento a realização de entrevistas. Alguns fatores de ordem pessoal não permitiram concretizar tal intento, então optei por realizar uma revisão bibliográfica que tomasse como objeto de estudo a obra de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht, autores que deixaram profundas marcas no fazer teatral contemporâneo.
Para estabelecer uma ligação entre ética e ator percorri um caminho que me levou a entrar em contato com as idéias de Diderot, Stríndberg, Craig, Stanislavski, Brecht, Grotowiski e Barba. No entanto me concentro no pensamento de Constantin Stanislavski e Bertolt Brecht, por entender que estes dois teatristas funcionaram como marcos da história do teatro contemporâneo ocidental, e que ambos proporcionaram rupturas distintas na tradição teatral ocidental.
Leia monografia. Clique no link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário